O QUE É TUI NA?

A massagem Tui Na é uma das mais antigas artes de cura da medicina tradicional chinesa, junto com a acupuntura e a fitoterapia. As antigas escrituras da medicina tradicional chinesa encontram-se no Nei Jing (内經 - pinyin: Nèijīng) - "O Livro do Imperador Amarelo". Esta é um obra considerada um dos livros fundamentais da medicina chinesa, e apresenta muitos capítulos sobre a massagem.

O nome Tui Na (推拏 or 推拿 - pinyin: Tuī ná), trás consigo a natureza vigorosa da prática desse sistema de cura, incluindo duas acões: Tui significa "empurrar", "deslizar" e Na significa "segurar com força", "apreender".

A intenção do coração e da mente durante a aplicação da Tui Na, assim como a consciência do momento presente, exercem significante influência sobre o efeito do toque no corpo, potencializando os seus resultados. Por isso, a MTC recomenda uma série de treinamentos interiores com a finalidade de aprimorar o praticante da Tui Na no emprego da sua intenção voluntária. Estes treinamentos estão incluídos nas práticas do Tai Chi Chuan, que são: meditação, Chi Kung [Qi Qong - que significa trabalho/exercício com energia] e a própria automassagem.

Marcus Evandro formou-se em 2005 em Massagem Terapêutica Chinesa [Tui Na], pelo Centro Cultural Chinês de Brasília e ministra a terapia deste então. Foi também professor, dentre outras disciplinas, da matéria "Tui-ná: uma massagem terapêutica", na Escola Nacional de Acupuntura-DF [ENAc]. 
.