13 de nov. de 2014

´ACUPUNTURA CONTATO` por Takahiro Funamizu Sensei

体温バランスの崩れが“便秘”に繋がる



Abordando a "Prisão de ventre" com Acupuntura sem a inserção de agulhas


Para esse abordagem, utiliza-se os canais do pulmão e do intestino grosso, e em seguida, alguns dos dos pontos de acupuntura do canal Baço/Pâncreas.
Material de acupuntura utilizado: TEISHIN, em ouro, prata, cobre, titânio, aço inoxidável, platina e similares. Estou usando o de ouro com alta performance na maioria dos sintomas. Recomendo aos pacientes em caso de auto-atendimento em casa, material como uma colher de aço inoxidável pode ser suficiente para produzir resultados.

Sem esfregar ou pressionar muito forte, deve-se ver o grau ou o limiar de dor, com peso leve das mãos sobre a ferramenta, fazendo com que seu dedo toque primeiro a pele, aproximando o TEISHIN à posteriori.

1. Pulmão

Acompanhe o fluxo do meridiano do pulmão.
Comece o movimento da prega do cotovelo até o pulso; toque, firmemente, com a parte da ponta do TEISHIN, parando e afastando, suavemente, ao chegar ao pulso. Repita esse fluxo três a nove vezes, sendo que cinco vezes constitui um bom tratamento.
No caso de pessoas não habituadas ao tratamento com acupuntura, uma boa dica é usar o lado oposto, do TEISHIN, sem ponta, depois de manipular o lado com ponta.

2. Intestino Grosso
Acompanhando o fluxo do meridiano do intestino grosso, do ponto IG-4, na mão, em direção ao cotovelo, toque com a ponta do TEISHIN, conforme descrito no item anterior, cerca de cinco vezes.

3. Hegu - IG4

É mais eficaz focar a mente no ponto Hegu. Pressione esse ponto, por cerca de 30 segundos, com força suficiente para não causar muita dor.

4. Dahen - BP 15
Finalmente, continue a colocar a atenção para os "grandes furos laterais" do canal do Baço. Use o ponto bilateralmente em um ângulo, em direção ao ponto E25 (pivô celestial). Segure por cerca de 30 segundos, sem força, buscando o limiar de dor do paciente. O tratamento estará concluído quando você colocar a atenção nos pontos BP15 da esquerda e da direita.

Ao realizar o tratamento de forma contínua, o efeito aparece em dois a três dias.
Muitas vezes, durante esse período já se obtém sucesso.

Uma boa dica se quiser ensinar aos pacientes como auto-cuidado: realizar os procedimentos antes de dormir, de preferência antes do banho. Além disso, informe também, para não exagerar: o processo independe da quantidade; e, também, tomar cuidado para não friccionar demasiadamente.

Como foi?
Da próxima vez teremos comentários sobre o tema "frio".

プロフィール

船水隆広
学校法人呉竹学園 東京医療専門学校 鍼灸・

マッサージ科 科長補佐。筑波大学特別支援学校(視覚)

理療科教員免許法認定講習 講師。経絡治療学会 講師。

気分障害などの精神疾患の経絡治療を用いた鑑別、

診察、鍼灸治療法を研究分野にもつ。学会発表、

講演多数。『日本鍼灸医学(基礎編)増補改訂版』

(経絡治療学会)改訂委員、『新版経絡経穴概論』

(医道の日本社)教科書執筆委員。共著に

『鍼灸医学大辞典』(医歯薬出版)がある。

Nenhum comentário:

Postar um comentário